No dia 19 de Maio, o Brasil acabou com a restrição da importação de carros e autopeças argentinas, depois de mais de uma semana de crise. O bloqueio, que antes vigorava, fez com que quase 3 mil carros ficassem retidos na fronteira. Para alguns jornais latino-americanos, isso reprentou uma crise comercial na América do Sul.
A atitude do governo brasileiro era uma represália ao governo argentino, que tem dificultado as exportações de alguns produtos brasileiros, como máquinas agrícolas, geladeira e chocolate.
Entretanto, o problema que parecia solucionado, se mostrou longe do fim. Entenda mais sobre essa crise no boletim especial do correspondente na Argentina, Cristiano Pavini.
Aproveitando o especial sobre o Paraguai que fizemos na última edição do “Diferente, pero no mucho” (e que logo mais estará aqui no site), perguntamos para o leitor: Você já escutou alguma banda paraguaia?
Essa pergunta - que provavelmente foi respondida com “Não!”- deveria ter uma resposta afirmativa, uma vez que o Paraguai está logo ali do lado, coladinho com o Brasil.
Para começar mudar essa situação, contaremos um pouco sobre a banda Identidad PY, sucesso nas rádios daquele país.
A banda, liderada pela vocalista e guitarrista Marcela Lezcano, toca um rock contagiante e com letras cheias de orgulho de sua nacionalidade, como já é demonstrado no próprio nome da Banda (PY no Paraguai corresponde ao nosso BR).
O grupo fica completo com Chrístian Machuca, na guitarra, Ronald Cárceres, no baixo, Vilfrido Salcedo, na flauta transversal, e Santiago Benitez, na bateria.
Até agosto de 2008, o Identidad PY não desfrutava de muito sucesso. Mas foi nessa época em que grupo participou do concurso musical DEMONSTRA TU MUSICA, programa equivalente ao “ASTROS” aqui no Brasil.
Como já dá pra imaginar, eles foram os vencedores do concurso, e ganharam o direito a gravar uma demo com qualidade profissional. Essa demo, intitulada Alma Artesanal, tem sete faixas de um rock legitimamente paraguaio.
A música mais recente do grupo é a Angeles Sedientos, lançada em abril. Segundo o baterista Santiago Benitez, a banda lançou essa canção para finalizar o álbum, enquanto começam a construir o segundo disco, com novas composições.
Ficou curioso? Então assista o clipe Bellezas de un ayer, parte do primeiro álbum da banda.
Na noite da última quarta-feira (18), uma tragédia tomou conta da Argentina. Vinte e duas pessoas morreram na queda de um avião da companhia Sol Airlines. O acidente ocorreu na região da Patagônia e não deixou sobreviventes.
Os corpos das vítimas já chegaram à Buenos Aires, e as autoridades estimam que levará três meses para descobrir as causas do acidente. O correspondente do Diferente, Pero no Mucho na Argentina, Cristiano Pavini, preparou um boletim especial em que conta mais detalhes sobre o acidente.