domingo, 31 de outubro de 2010

Kantuta: A Bolivia Brasileira

Feira Kantuta: Todos os Domingos nas proximidades do metrô Armênia
Se você alguma vez já pensou em visitar a Bolívia, saiba que ela pode estar muito mais perto do que parece.

Acontece todos os domingos uma feira que reúne cerca de 2 mil visitantes. Estamos falando da Kantuta, sediada no Bairro do Pari, na capital de São Paulo, nas proximidades da estação Armênia do metrô.

Os dois lados da rua são tomados por centenas de barracas. Visitantes podem encontrar artigos dos mais variados: diversos tipos de batatas andinas, sucos de milho escuro, chás de ervas, entre muitos outros.

Barracas ofertam batatas, bebidas e ervas vindas diretamente dos Andes.


Também são encontradas roupas típicas, confeccionadas com lã de lhamas e até mesmo os tradicionais ponches. Senhoras bolivianas vendem pães caseiros que elas mesmas preparam , seguindo receitas tradicionais que aprenderam com suas mães. Quando perguntadas sobre a diferença para o pão brasileiro elas respondem "Os pães brasileiros tem muita química, esses são feitos de forma natural".

Dvds com programas da televisão Boliviana, shows ao vivo, e seleções de músicas folclóricas são vendidos ao valor de três reais. Encontramos também produtos artesanais como as flautas de .

A famosa salteña da Bolívia
Mas uma das principais atrações é a famosa Salteña Boliviana. As Saltenãs são uma espécie de pastel assado de massa doce. Recheadas com batata, azeitona, cenoura e carne moída, tudo isso mergulhado em caldo de Mocotó, elas fazem grande sucesso entre os visitantes. "O segredo da nossa saltenã está no caldo" diz a vendedora dona Helen Miriam. (à dir.)

A Kantuta ainda realiza atrações artísticas contendo danças folclóricas Bolivianas e shows musicais, especialmente nas datas comemorativas. O Carnaval na Kantuta é atração turística na cidade de São Paulo. Também é comemorado o aniversário da independência da Bolívia, em 6 de Agosto. No dia das crianças, foram distribuídos brinquedos de forma gratuita aos pequenos visitantes.

A Feira originalmente acontecia na Praça Padre Bento, também no bairro do Pari. Em 2001, devido a uma ação dos Moradores, a feira teve de ser removida de seu local. Por promover eventos culturais, a prefeitura possuía uma simpatia pelo evento, concordando em apenas tranferi-lo para um novo local. No entanto, não sendo legalizada, ela passou por um longo processo antes de poder voltar a funcionar. "Foi demorado, mas conseguimos legalizar". diz o ex-presidente da associação que organiza a feira, Dom Manuel." Encontramos essa praça, ainda não tinha nome. Sugeri o nome de Kantuta por ser um símbolo boliviano". Kantuta é uma flor andina cujas pétalas possuem o verde, amarelo e vermelho da bandeira da Bolívia. A feira volta a funcionar, agora em seu novo local, a partir de 2002.


Crianças comemoram o "Dia de los Niños"
Cerca de 80% do público da feira é composto por estrangeiros. São imigrantes bolivianos que vem ao Brasil em busca de melhores condições de vida e de trabalho, mas ainda sofrem muito com o preconceito. É disso que reclama dona Maria Rita, 42, imigrante boliviana com uma sobrinha na escola. " É sempre discriminada minha sobrinha, dizem que é boliviana, que é índia e que não tem que estar aqui (no Brasil)". Ela diz ter procurado a coordenação da escola mais de uma vez, mas nenhuma providência foi tomada."Não sei qual a diferença entre brasileiros e bolivianos se todos somos seres humanos" desabafa.

A Kantuta serve como um ponto de encontro para os amigos e como uma forma de matar as saudades da terra natal. Mas ela é mais do que isso. Representa também uma forma de mostrar aos brasileiros um pouco da cultura de nossos irmãos de fronteira, rompendo as barreiras do preconceito e aproximando os dois povos.

Como Chegar:

Descer na Estação Armênia do Metrô.
Seguir reto pela rua Pedro Vicente. Altura do número 625
Bairro do Pari, São Paulo, SP.

Funcionamento:

Todos os domingos, das 11h as 19h.

3 comentários:

  1. HOY HAGO SALTEÑAS TAMBIEN, POR SEÑAL SON MUY RICAS LAS DE COCHABAMBA.

    ResponderExcluir
  2. HAY SOY CASI BOLIVIANA, PERO VIVO EM BRASIL...SALUDOS

    ResponderExcluir
  3. LEGAL!!!QUERO MUITO VISITAR ESSE LUGAR POIS ADORO O POVO BOLIVIANO.

    ResponderExcluir