quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Flauta de Pã sopra os ventos andinos



As nações andinas evocam um único som. Grave ou agudo, é o selo que une os povos daquela região. A flauta de pã é feita de bambu, carrega orgamentos quechuas e assemelha-se a um orgão de sopro. Aliás, para tocar esse instrumento é preciso muito fôlego, já que o som é o resultado do sopro sobre os canos de bambu.

A origem da flauta é controversa. Dizem que um certo dia, um velho andino volatava para a sua casa, no campo, quando ouviu pela primeira vez o vento ecoar pelos bambus produzindo uma melodia divina.

Achando ser um presente do Deus do Vento, o ancião construiu sua própria flauta, dando início a um forte traço da cultura andina. A música doce e forte dessa flauta marca a tradição desse povo.

"Não sei tocar, é muito difícil. Mas é um som do nosso folclore", diz Rafael, boliviano residente em São Paulo.

Durante as comemorações da Independência da Bolívia, foi possível ver muitas flautas de Pãs na Praça Kantuta, zona norte de São Paulo, e reduto de comunidades latinas.




Mais quem foi Pã?

Pã é um deus grego. Ele represeta os bosques e os pastos. Se você assistiu o filme Labirinto de Fauno vai saber de quem eu estou falando, Pã é o deus com chifre e pés de cabra.

Pã se apaixonou  por Syrinx, mas ela não quis se aproximar dele. O deus encontrou consolo nos caniços da encosta do rio Lineu; e os transformou em uma espécie de instrumento.

------

Quer aprender a fazer uma flauta de Pã? Dá uma olhada nesse blog aqui ou no vídeo abaixo, que ensina como construir um flauta de material reciclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário