quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Economia latina cresce 6% em 2010

De acordo com a Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), órgão ligado a ONU, a economia da América Latina deverá crescer cerca de 6% em 2010.

O Paraguai lidera o bloco, com um crescimento de cerca de 9,7%. O setor que impulsionou esse crescimento foi o agropecuário, sobretudo a produção de soja e a criação de gado.Em seguida temos Uruguai, com 9%, Peru, com 8,6% e Argentina, com 8,4%. O Brasil ficou na quinta posição, com 7,7% de crescimento previsto.

A Venezuela é o único país da região a ter dois anos seguidos de recessão. Apresentou um índice de -3,3% em 2009, e fecha 2010 com -1,6%. O mal desempenho do país pode estar relacionado às oscilações de preço no petróleo, seu principal produto de exportação. No entanto, o organismo mostra um quadro diferente para o próximo ano. Em documento divulgado hoje, a Cepal prevê um crescimento de apenas 4,3% para a região em 2011."Diversos fatores começaram a indicar, a partir do segundo semestre de 2010, um cenário menos otimista para a economia internacional que, somado à diminuição do impulso proveniente dos gastos públicos e o esgotamento da capacidade produtiva ociosa, devem levar a um menor dinamismo das economias da América Latina e o Caribe em 2011", apontaram técnicos da Cepal para ao portal de notícias do Estadão. No Brasil, o crescimento deverá ficar na casa dos 4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário