sexta-feira, 28 de maio de 2010

Identidade Latina é disseminada pelo Projeto INULAT

O Projeto INULAT, iniciativa da Universidade Federal da Bahia, consistiu em uma expedição de universitários por vários países da América do Sul.

Durante janeiro, fevereiro e março deste ano, 17 estudantes mais documentaristas e motoristas percorram 9 países para conhecer melhor a realidade latina. Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela formaram o roteiro de viagem.

Durante esse período, eles visitaram também instituições acadêmicas e órgãos diplomáticos para discutir o processo de integração e aproximação dos laços entre o Brasil e os demais países.

Depois do retorno dos estudantes, várias atividades já foram realizadas, com o objetivo de disseminar a identidade latina, amenizar o desconhecimento sobre a realidade dos países vizinhos e, principalmente, estimular o debate sobre questões pertinentes ao processo de integração dos países latino-americanos.

Tássia Camila de Carvalho, Coordenadora da junta executiva do projeto e estudante de ciência política, conta que a idéia veio dos próprios alunos que tinham interesse pela história da América latina, muitas vezes não estudada nas escolas nem nas Universidades.

Eles buscaram apoio e com a aprovação do reitor da UFBA, conseguiram patrocínios para que a idéia saísse do papel.

Tássia conta ainda que eles fizeram grande parte da viagem de ônibus, para que pudessem conhecer não só as capitais, mas o interior dos países para ter um contato mais próximo com essas realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário