Multimídia (30-04-2010) - Para entender Ditadura na Argentina
Essa semana, o blog traz uma dica de filme para vocês.
Diretor: Marco Bechis
Elenco: Antonella Costa, Carlos Echevarría e Enrique Piñeyro
Nome Original: Garage Olimpo
Ano: 1999
País: ITA/ARG/FRA
Duração: 98
Tentando melhorar a cidade em que vive, a idealista Maria dá aulas em favelas, onde alfabetiza adultos num trabalho voluntário. Isso, porém, é o suficiente para que os oficiais da ditadura militar argentina invadam sua casa. O esquadrão, liderado por Tigre, prende a jovem e a leva sem prestar qualquer tipo de explicação para a família, que passa a procurá-la desesperadamente.
Depois de levada para a Garage Olimpo, local onde são feitos os brutais interrogatórios, Maria passa a ser torturada pelos oficiais. Um deles, Félix, no entanto, tem um tratamento diferente com ela. Conhecendo a prisioneira de vista, de fora dali, o soldado tenta protegê-la dos colegas, sem obter muito sucesso. Nem mesmo Maria reconhece seus esforços e o trata com repugnância.
Elogiado por seu tratamento da ditadura militar da Argentina,Garage Olimpo, de 1999, só chega ao Brasil no fim de 2008, pegando carona no lançamento de Terra Vermelha, do mesmo diretor. O italiano Marco Bechis é filho de uma chilena e já viveu em São Paulo e em Buenos Aires, inclusive durante o período da ditadura. O filme é protagonizado por Antonella Costa, que atuou em Diários de Motocicleta, de Walter Salles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário